OVO RIO



Nos anos 2000, Lorran Dias vive uma experiência inédita e inesperada: viaja de avião com seus pais para o município de Tamboril,no Ceará (onde sua mãe nasceu), saindo da Favela da Maré. Tania Dias registra em fotografias, a única vez que retornou a sua terra de origem desde a década de 80 e o único contato do seu filho com o lugar. Vinte anos depois, em um ensaio sobre a distância e suas transformações, Lorran reúne as memórias de sua mãe com relatos do deslocamento de outras pessoas nordestinas moradoras da Favela da Maré.

Classificação: Livre


Direção, montagem, edição de som: Lorran Dias Fotografia: Tania Dias e Elvidio de Sousa
Relatos: Almerinda Muniz e Rosa Muniz
Produção e distribuição: TV Coragem Financiamento: Heinrich Boll Stiftung (Alemanha/Rio), Observatório de Favelas (Rio) e Fábrica de Imagens (Ceará)

LORRAN DIAS



 Lorran Dias é diretor-roteirista, curador e artista visual. Nasceu na Favela da Maré (onde reside atualmente) e cresceu em Nova Iguaçu, baixada fluminense do Rio de Janeiro. Seus trabalhos  tornam híbridos os limites entre ficção, memória afetiva e fato histórico.
Dirige e programa o conteúdo da TV Coragem (Instituto Moreira Salles, 2020), dirigiu e roteirizou Perpétuo (International Film Festival Rotterdam, 2019), o documentário Novo Rio, e co-dirigiu e roteirizou Usina-Desejo Contra a Indústria do Medo (Pivô Satélite, 2021), entre outros títulos com a Anarca Filmes (2014) - coletividade que co-fundou e que possui cópias de sua filmografia no acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.  
Seus últimos trabalhos em cinema e arte contemporânea foram comissionados pelo Pivô Arte e Pesquisa, pelo Programa Convida do Instituto Moreira Salles, e financiados pelo Critical + Creative Social Justice Studies da University of British Columbia (Canadá),  Heinrich Boll Stiftung (Alemanha/Rio)   e reconhecidos pelo The Documentary Impact Producer Relief Fund da Doc Society (Londres/Nova York).
Recentemente escreveu a série de poesias Palavras em Carne Viva para Dentes-de-Leão, publicadas na  revista Kuir Poetry (Berlin).
Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Cinema e TV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  através do texto "Disputas Sensíveis: Ensaio-manifesto contra o Olhar Colonial". Estagiou na produtora Taiga Filmes e desde então atua na indústria audiovisual em equipes de roteiro, script doctoring e assistência de direção.


Acesse aos trabalhos de Lorran Dias.



 

︎ NO AR: O ESPAÇO ENTRE NÓS
HÁBITO, HABITANTE - EAV PARQUE LAGE



NOVO RIO  ︎ E S T R E I A  O N L I N E  ︎

LORRAN DIAS, 2021

 DOCUMENTÁRIO ORIGINAL TVCORAGEM - ENGLISH SUBTITLES - 15’30’’  


SÃO SEUS OLHOS

VITÓRIA CRIBB, 2018

VIDEOARTE - OBRA DOADA PARA ACERVO TVCORAGEM - 1’26’’  


AYÉ COM MINHA MÃE ELENICE GUARANI DA SÉRIE MUDANÇA/TO CHANGE 

TADÁSKÍA (max wíllà morais), 2020
VIDEOARTE - OBRA DOADA PARA ACERVO TVCORAGEM - 4’05’’





O SEGUNDO ANTES DA CORAGEM

GRACE PASSÔ E WILSSA ESSER, 2020

VIDEOPERFORMANCE ORIGINAL TVCORAGEM - OBRA COMISSIONADA (1a TEMPORADA) - 7’  


MIGUES

LORRAN DIAS, 2015

VIDEOARTE, FOUNDFOOTAGE - OBRA DOADA PARA ACERVO TVCORAGEM - 3’46’’