ONLINE PREMIERE: PERPÉTUO



Com as salas de cinemas fechadas e entre crises e ameaças vivenciadas pelo setor cultural. No meio das incertezas todas, escolhemos mudar um pouco o hábito e pautar nesta semana, em comemoração à data e ao nosso audiovisual, uma seleção maravilhosa de filmes no formato do curta-metragem! Filmes de produção mais recente, que apontam e questionam os futuros do nosso audiovisual. (Vitrine Filmes)

VITRINE FILMES INDICA: CINEMAS BRASILEIROS POSSÍVEIS

Perpétuo
(dir.: Lorran Dias, ficção, 24’32’’, colorido, 2k, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, 2018)

SIlvia e Alex voltam a morar juntos em Nova Iguaçu, baixada fluminense do Rio de Janeiro, após Alex passar um misterioso tempo distante de casa. Vizinhos e paisagem manifestam-se como personagens e pelo afeto compartilham uma dramaturgia que se faz no cotidiano. Ao passo que o casal percebe a história de suas vidas como parte da História do mundo, ruínas do passado se atualizam como arquiteturas do presente. Entre os vestígios do que se foi e os indícios do que está por vir, a vida se transforma no movimento.

Perpétuo se propõe a construir outro imaginário sobre o território a partir do encontro da ficção com a memória afetiva de moradores. Pretende criar imagens que permaneçam além do olhar colonial da violência, já que no cinema a última vez que os entornos haviam sido filmados data de 1976 com Crueldade Mortal de Luiz Paulino dos Santos. Posteriormente, o imaginário do bairro Cerâmica, onde se passa a trama, foi frequentemente registrado no jornalismo pelos signos da chacina da Rua Gama.

A ficção teve lançamento online em 2020 pela "Vitrine Filmes Indica: Cinemas Brasileiros Possíveis" e TV Coragem. Foi exibida no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam em 2019, premiado "Memórias da Resistência" pelo órgão "Verdade na Democracia - Mães de Acari" da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ em 2018 e contemplado no edital Territórios Culturais/Favela Criativa da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da LIGHT S/A em 2017. Participa do Manifesto Baixada Filma, pela territorialização do orçamento audiovisual do Estado do Rio de Janeiro. (TV Coragem)



Exibições

2020

Perpétuo online premiére: Vitrine Filmes Indica Cinema Brasileiros Possíveis + TV Coragem (web)
Live Cinema Nosso (web)
CineMAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói (web)
Mostra Outro Rio #CulturaPresente - Secretaria de Cultura e Economia do Rio de Janeiro (web)
Mostra Ecofalante de Cinema (São Paulo, BRA) (web)

2018-2019

48th Rotterdam International Film Festival 2019 - international premiére (Rotterdam, NLD)
Luso-brazilian Film Festival (Santa Maria da Feira, POR)
12th Zózimo Bulbul Black Film Festival (Rio de Janeiro, BRA)
Festival Primeiro Plano 2019 (Juiz de Fora, Minas Gerais, BRA)
International Panorama Coisa de Cinema (Salvador, Bahia, BRA)
19th Goiânia Mostra Curtas (Goiás, BRA)
21th Festival Brasileiro de Cinema Universitário FBCU (Niterói, BRA)
26th Festival de Cinema de Vitória - (Espírito Santo, BRA)
4th Festival MOV de Cinema Universitário - (Pernambuco, BRA)
22th Tiradentes Film Festival (Minas Gerais, BRA)
20th Belo Horizonte International Short Film Festival (Minas Gerais, BRA)
12th Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro, BRA)
12th Belo Horizonte International Film Festival CINEBH (BRA)
Rio de Janeiro International Short Film Festival (CURTACINEMA) (BRA)
10th Semana de Cinema / Semana dos Realizadores (Rio, BRA)
DeCurators Gallery, Exhibitions: Ruined Society (Brasilia)
S.U.S.I Interkulturelles Frauenzentrum (Berlin)
Despina Rio
“The Expanded Scene” Seminar of the UFRJ PostGraduate Arts
Program (M.A and P.h.D)
Closing Seminar of the exhibition “Transcultural Metropolis - Portraits of
the Favelas of
Rio de Janeiro” (Rede Globo and Casa Fluminense) at Galpão Bela
Maré, New Holland
Favela da Maré.
SESC Nova Iguaçu
SESC Madureira
SESC Tijuca
SESC São João de Meriti
Helio Oiticica Municipal Arts Center
Banco do Brasil Cultural Center
Nova Iguaçu Human Rights Square - “Buraco do Getúlio” Cineclub
Duque de Caxias Lira de Ouro - Cineclube Mate com Angu
Cinema ODEON


Créditos

/direção e roteiro/ LORRAN DIAS
/ assistente de direção/ YAMINAAH ABAYOMI e
GABRIELA AMADEI
/direção de produção/ DANIELE ARAÚJO
/produção executiva/ GABRIELA AMADEI
/assistente de produção/ BRUNO DIONIZIO
/produção de locação/ CRISTIANE SANTOS
/direção de fotografia e câmera/ SUELEN
MENEZES
/steadycam e câmera/ GABRIEL CHERENE
/assistentes de câmera/ PAULA ORTIZ 1a
TOMÁS CAMARGO 1o
WALLACE MUGICA 2o
ROBERTO SPRINTER 3o
/eletricista/ ANDERSON MARTINS

/direção e produção de arte, figurino e costura/ MAX WÍLLÀ MORAIS
/assistente de arte/ GUILHERME SANVA
/hairstyle/ KARLA RAYMUNDO
/costura/ ALINE BESOURO
/captação de som/ ISABELA GODOI
/microfonista/ THAMIRES E SELVÁTICA
/montagem/ CLARISSA RIBEIRO e LORRAN DIAS
/trilha sonora/ JHONATTA VICENTE
/mixagem e edição de som/ RAQUEL LÁZARO e VICTOR OLIVER
/sound design/ LORRAN DIAS, RAQUEL LÁZARO e VICTOR OLIVER
/colorista/ PAULO CAROU/LINK DIGITAL
/legendagem/ AMANDA MARQUES
/cattering/ ROSANA E ISRAEL
/segurança/ MARCELO LAZARO
/locação/ MARIA EDUARDA DAS GRAÇAS BRITO
JULIO DE OLIVEIRA DA SILVA


︎ 1ª TEMPORADA  ENCERRADA 

 IMAGENS PARA MUNDOS DEPOIS DO FIM




VITRINE FILMES INDICA: CINEMAS BRASILEIROS POSSÍVEIS 

LORRAN DIAS            

PERPÉTUO (INTERNATIONAL FILM FESTIVAL ROTTERDAM 2019) - English Subtitles             

RETROSPECTIVA 

ANARCA FILMES                      CONTEÚDO +18

BAD GALETO: NO LIMITE DA MORTE (2017), DESMONTE (2016), MIGUES (2015), X-MANAS (2017), TRÓPICO TERRORISTA (2016), WALESKA MOLOTOV (2017)  


REPRISE: CORPO-DOMICÍLIO

 PROGRAMA DE VIDEOPERFORMANCES 


, CARMEN LUZ, GRACE PASSÔ, MAX WÍLLÀ MORAIS, PODESERDESLIGADO, RAINHA TIMBUCA, SABINE PASSARELI, WILSSA ESSER

SESSÃO CORAGEM

ANTI: RESIDÊNCIA FÍLMICA  

EDNA (2018), O CONTO DO NUNCA MAIS (2019), EDUCAÇÃO TRAVESTY (2019), FAZEMOS DA MEMÓRIA NOSSAS ROUPAS (2019), BARBIE ORGULHOSA DE SEUS PRIVILÉGIOS (2018), SAILOR MONSTRAS (2018), ERÓ (2018), THIS IS AN OPTICAL ILLUSION (2018), QUANDO UMX CORPX VIRA CINZAS?  (2018)